A psicoterapia vai muito além do que falar com alguém sobre seus problemas, dificuldades, anseios e sonhos como muitas vezes fazemos com amigos, colegas e familiares.

A psicoterapia tem por base princípios e técnicas da Psicologia, baseados em estudos científicos consolidados e empiricamente comprovado.

Alguns benefícios da psicoterapia são, aumento da autoestima, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, a aquisição de autonomia e controlo da sua vida, bem estar, superação de conflitos, compreensão de seus limites, potencialidades, atitudes, desejos, medos, entre outros.

O objetivo final da psicoterapia é o autoconhecimento e a reflexão possibilitando que o cliente possa assumir o controle da sua vida e lidar com os diversos desafios, dos quais a vida é composta, de forma mais suave e equilibrada.

Muitas vezes o processo é demorado e difícil, pois tocamos em pontos delicados de nossas vidas que muitas vezes nos causa sofrimento, o verdadeiro desejo de autoconhecimento e reflexão para uma real transformação é de suma importância para a libertação do sofrimento e peso carregado.

Ao longo do processo terapêutico, o terapeuta e seu cliente desenvolverão uma relação de confiança e respeito que servirá para que o cliente consiga alcançar as mudanças desejadas.

O psicoterapeuta deve adotar uma postura de não julgamento, de empatia e de compreensão, objetivando a integração de novas possibilidades que vão se abrindo na medida em que elas se apresentam, respeitando os limites e desejos de cada pessoa.

O papel do terapeuta é ajudar a refletir e desafiar em certos momentos, sempre respeitando o ritmo de cada indivíduo, transmitindo-lhe a importância de assumir a responsabilidade pelas suas escolhas.